Projeto co-autoria

Oi gente. 

Estamos pensando um pouco sobre a parte prática relacionada às Fanfics em sala de aula. Vamos postar um plano de aula para vocês, mas lembramos que o pré-requisito é seus alunos já saberem fazer um blog (como o nosso, por exemplo). 

A aula é muito simples e voltada para o ensino médio.

O primeiro passo é dividir a sua turma em grupos, pelo menos 5. Sabemos que algumas plataformas de Fanfics aceitam co-autoria. Muitos dizem que escrever sozinho é difícil, imagina compartilhado, mas só dizem. 

A ideia é realmente compartilhar uma história, escrever junto. Vamos usar um pouco a ideia da troca. Cada grupo deverá criar um blog e definir o enredo da história. Escolher, no mínimo, alguns personagens, situação, gênero, etc. Caso tenham dúvidas, auxilie e, lembre-se, deixe que os alunos desenvolvam o enredo mesmo que não tenham essas classificações de antemão. 

A história deve ser escrita no blog e cada aluno deverá se responsabilizar por uma parte. Uma postagem por aluno, sem repetição. É simples, o primeiro escreve e o segundo segue a história. Os 5, um de cada vez, em uma ordem! O professor pode definir por quanto tempo esse projeto pode durar porque os alunos podem precisar de mais. 

Os links devem ser compartilhados e divididos entre os grupos que lerão as histórias. A avaliação, além do blog, poderá ser feita em um encontro com os alunos e comentários das dúvidas, coerências da história, etc. Tudo da forma mais saudável. 


Lembrando que muitos postam fanfics em blogs pessoais! Isso também identifica uma fanfic. É uma ideia simples, mas que pode ser compartilhada. 

Esse vídeo é super descontraído e é de uma fanfiqueira Bruna Aragão, mas pode ajudar.

Peguem as ideias sobre temporada. 



Perguntinha do post:

Os videos falam muito sobre "pessoas lerem". É bom trabalhar isso com os alunos?

💚

3 comentários:

  1. Assim acredito que a escrita e leitura através das Fanfics podem ser uma possibilidade de romper com modelos em vigência. A ação educativa mediada por este novo recurso altera os modos de ensinar e aprender pois aluno se torna autônomo, aprende em comunidade, em rede.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a Claudia... O processo se torma menos fechado, menos tradicional... Descentraliza o docente e promove a autonomia do estudante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostaria de ter tido esse tipo de aula na minha época escolar! :)

      Excluir