Boa tarde galerinha,
Hoje nós vamos falar de forma mais conceitual e pedagógica. Recomendamos um texto da Maria Cristina Ferreira e Maria Elizabeth Ferreira que foram apresentados e publicados no 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação que aconteceu na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 2012.
O nome do texto é ...
Só clicar no nome do texto que ele te leva direto para o link do texto em PDF.
Vou falar um pouquinho dele aqui para iniciarmos uma discussão interessante.
As autoras começam falando sobre como a sociedade mudou. Isso como um todo. A rapidez e os veículos de informação permitiram um novo cotidiano social. Você já deve ter ouvido falar sobre a palavra globalização. Se não, é melhor dar uma olhadinha!
Analisar esses processos de mudanças sociais é crucial para falar de educação e, claro, sobre as tecnologias que têm cada dia feito mais parte de nós. Porém, não sejamos generalistas à ponto de dizer que todos têm acesso a essa tecnologia de forma igual e em todos os lugares.
Além de falar de tecnologia, falam sobre os processo de letramento e alfabetização. Coloco os dois lado à lado, pois são diferentes conceitos de variados autores. Mais importante que isso, as autoras trazem um novo olhar para a relação da escrita com a tecnologia e uma nova interação no meio virtual.
Nessa caso as autoras dizem na página 7, citando Oliveira e Santos (2009)
As tecnologias de informação e comunicação favorecem a interação, ou seja, permitem o estabelecimento de diálogo educativo entre os atores do processo ensino-aprendizagem, mesmo estes não estando próximos, ou não estando conectados simultaneamente (OLIVEIRA; SANTOS, 2009).
Pensar nisso é pensar na formação do docente, estudar as diferentes estratégias que podem ser usadas no meio tecnológico e o recorte usado pelas autoras é a Fanfic.
Já dissemos em um outro post o que são Fanfics, mas no texto elas apresentam alguns outros significados. Citarei o significado por elas indicado na página 10, de Costa (2009),
Nesse contexto, Costa (2009) destaca as fanfics como uma das formas de manifestação do leitor como produtor textual em rede, que utilizam destes recursos tecnológicos para divulgar sua criatividade através de elementos envolvidos no processo de ler e escrever.
Seguindo o texto, apresentam análises sobre a estrutura de um site de fanfics e como isso pode ajudar pedagogicamente.
Falei bem breve aqui sobre o texto para que você sinta água na boca.
Antes de fazermos uma proposta, peço que dê uma olhada no texto em que apresentam a estrutura de um site. Em seguida, vá à um dos sites que recomendamos, Nyah Fanfiction ou Spirit Fanfics, e faça uma análise própria sobre o assunto e comente para a gente o que achou e como poderia usar esses recursos com relação a escrita.
Alguns materiais que podem te dar suporte:
Até breve 💜
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