Eu vim falar um pouco sobre a plataforma Nyah Fanfiction. Acho interessante que os professores, antes de usar uma plataforma para trabalhar com os alunos verificarem, darem uma passeada com o objetivo de sanar dúvidas e, claro, saber que elementos pedagógicos podem usar.
Vou usar como exemplo o usuário de uma amiga e co-autora aqui do blog Caroline Lopes para exemplificar pra vocês. Outras plataformas são diferentes. Ela me emprestou já que eu não tenho convivência com esse mundo, por isso, acredito que o meu olhar possa ser muito importante.
Essa é a entrada da Plataforma do Nyah Fanfiction
www.nyahfanfiction.com.br ou só producrar Nyah Fanfiction no Google.
Lá em cima, no canto, no lado direito, escrito entre e cadastre-se.
Essa é a entrada da conta. Aqui vemos comentários deixados nas histórias, o site do seu usuário, etc.
Porém, o que me chamou atenção foi o usuário e o layout da plataforma. Podemos perceber que eles deixam temas livres para colocar sua foto, descrição de quem você é, seu perfil e sua trajetória na plataforma. Dessa forma, o aluno pode se descrever, criar uma identidade. Acho interessante essa forma de trabalho.
Além disso, possuem a Liga dos Betas que são usuários da própria plataforma, previamente escolhidos, que são responsáveis por atender à pedidos de outros usuários relativos às dúvidas e conselhos sobre suas histórias - um "conselheiro". Ele lê e identifica possíveis erros de concordância, etc. O site deixa claro que os autores podem aceitar as dicas se quiserem! O Beta passa por uma inscrição e é avaliado.
O Nyah Fanfiction também possui uma página para português que é o lugar onde se trabalham as regras de semântica e sintática. É importante observar que todas as páginas possuem dicas de palavras, por exemplo, "despercebido x desapercebido" no canto direito da página.
Por último e não menos importante, as categorias ou gêneros. Esse são os mais simples! Dentro dessas categorias existem outras que estão entre idade e gostos, "death fic", "dark fic", etc. Prestem atenção, professores, porque algumas dessas categorias são picantes.
Foi só para exemplificar um pouco o que podemos trazer para dentro de sala de aula. Podemos trabalhar interdisciplinaridade, identidade, gêneros textuais, diferenças entre livros e fanfics, trabalhar a criatividade/autoria, português, etc.
Espero que tenham gostado.
A pergunta desse post de hoje é:
Você conhece alguma plataforma? Qual?
Viu algo diferente que pode ser usado na escola?
Responda em nossos comentários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário